quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ciberjornalismo =)



Ciberjornalismo




A Internet é uma rede de redes que nos últimos anos tem revolucionado muitas áreas da comunicação. A sua extensão é imensa e este meio traz, portanto, a muitas áreas de trabalho, oportunidades nunca antes experimentadas.


Sendo que o jornalismo não foge à regra, a Internet tem sido usada pelos jornalistas para a criação de um “novo jornalismo”, ao qual damos o nome de ciberjornalismo (por muitos considerado o jornalismo do futuro).


O ciberjornalismo distingue-se pela sua componente tecnológica que lhe permite inovar e chegar a muita gente espalhada por várias partes do mundo. É, deste modo, um ramo do jornalismo que usa o ciberespaço para elaboração e difusão de conteúdos jornalísticos.


Este tipo de jornalismo caracteriza-se pelo dinamismo e pela interactividade que cria com o leitor das páginas WEB, sendo que estas de encontram todas interligadas (links). “ (…) aumentando a interactividade, e permitindo criar núcleos, comunidades virtuais agrupadas em torno de temas de interesse” (Bastos, 2000)


Os profissionais desta área, não se limitam a dar informação ao utilizador, aproveitam para o orientar no meio da quantidade vastíssima de informação que a Internet, como plataforma consegue fornecer.


Falamos pois de uma personalização, de um movimento constante de informação e de um envolvimento da audiência, que o jornalismo tradicional nunca conseguiu disponibilizar.


O ciberjornalismo coloca-nos sobre a temática do jornalismo contextualizado (Pavlik), que especifica como características suas, a hipermédia (devido ao som, vídeo, imagem, entre outras coisas que podem constar nas noticias digitais), o envolvimento da audiência (tendo em conta que a Internet é um meio activo), o conteúdo dinâmico (que está em constante actualização) e a personalização.


Nunca podemos esquecer que o jornalismo na Internet mantém o mesmo rigor e as mesmas características noticiosas do jornalismo realizado para meios como a imprensa, televisão ou rádio.


Para o ciberjornalismo, trabalham pessoas especializadas para produzir texto, quase em exclusivo para a web, aos quais damos o nome de ciberjornalistas.

Este profissional do jornalismo, usa essencialmente a Internet como ferramenta de trabalho. Difere do jornalista normal pelo tipo de texto que produz (multimédia, interactividade e hipertexto) e por utilizar o seu computador para captar os acontecimentos que o rodeiam. Usa essencialmente vídeo, imagem e som, para trabalhar na construção rigorosa das páginas digitais que nós podemos encontrar, num segundo, à distância de um clique.

Sem comentários: