quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jornalismo Assistido por Computador


Jornalismo Assistido por Computador

Actualmente, quando falamos de Jornalismo, já não conseguimos dissociar esta actividade profissional das novas tecnologias. Porém, há alguns anos atrás e não foram assim tantos, os processos jornalísticos não envolviam o uso do computador, tornando-se, desse modo, mais lentos e menos práticos.

Assim, falamos de JAC, sigla para Jornalismo Assistido por Computador (anos 50) que é uma disciplina antiga do Jornalismo que estuda sua relação com as novas tecnologias.

Como qualquer outra área profissional, o Jornalismo sentiu uma brusca mudança no ritmo e no modo de trabalhar com a introdução do computador, que permitiu escrever, pesquisar, tratar e corrigir os textos jornalísticos com um maior rigor e uma maior eficiência.


Todavia, para além da função de “máquina de escrever” e de “cofre” de textos aos quais podemos recorrer em qualquer altura, o JAC faz-se notar ainda mais quando referimos que o computador é um bom meio de acesso a bases de dados, folhas de cálculo e ainda um bom apoio para a análise de informação estatística.


O computador, armazena em si uma quantidade considerável de informação, quer seja ela áudio, imagem, ou texto e oferece ao Jornalismo uma gama muito variada de programas que o podem auxiliar em muitas das áreas que o compõe, como exemplo temos a área da investigação.


Uma vez que falamos em computadores e na sua relação com o Jornalismo há que referir um ponto fundamental desta temática: a Internet. Se o computador, por si só, permitiu uma grande evolução, com a ligação à Internet essa evolução foi ainda mais reforçada. Ligados à rede, os jornalistas vêem o seu campo de acção e de pesquisa bem mais alargado, podendo entrar em contacto com muitas mais fontes e consequentemente com muito mais informação, num período muito curto de tempo. No fundo a Internet permite ao jornalista completar a informação conferida pelas fontes próximas, com dados fornecidos por fontes mais longínquas e com novas perspectivas.


Concluo, assim, dizendo que o JAC veio transformar o jornalismo, auxiliando-o não só na produção da notícia como também, posteriormente, na difusão do conteúdo noticioso (Jornais On-line), com a sua ligação à Internet. O computador é, hoje, para o jornalista um meio imprescindível para que possa levar a cabo o seu trabalho, a um nível elevado e confortável de qualidade.

Sem comentários: