segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Diamantino Pedroso - Médico

Diamantino Guimarães é um médico ortopedista nascido em Valongo, no ano de 1955.

Filho de Diamantino Carvalho e de Margarida Oliveira Soares Guimarães, "Tino", como é conhecido pelos que lhe são próximos começou o seu percurso escolar na Escola Primária 1º de Maio, na sua cidade natal.

Depois de quatro anos nos quais se identificou mais com a área da ciência e matemática do que com as "letras", Diamantino partiu para o Porto, onde durante cinco anos fez o seu percurso escolar no Colégio, de regimes interno e semi-interno, João de Deus. Destes anos, recorda o quanto cresceu, muitas vezes longe dos pais e dos amigos valonguenses.


Quando chegou à altura de dar o salto para o ensino secundário, foi no Colégio Camões, também no Porto, que passou três anos, talvez os que mais o encaminharam para o curso de Medicina que viria a escolher.

Assim, passados uns anos de processos políticos, da altura do 25 de Abril, e após o exercício de aptidão, obrigatório na época, Diamantino Guimarães ingressou, em 1977, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É com saudade, sentimento, e alguns arrepios, que recorda os tempos de estudante para os quais arranja um único adjectivo: "Únicos!".

Hoje, casado e pai de duas filhas, Diamantino é médico no Hospital de Valongo, num consultório particular e trabalha ainda no Futebol Clube de Penafiel, grupo do qual faz parte há já 12 anos.


Em entrevista, conta-nos como a medicina pode ser uma escola de vida e deixa ainda conselhos a quem vai começar a trabalhar na área.

Sem comentários: